Links maliciosos são disseminados com a promessa de uma lista de postos que possuem combustível disponível

Nos últimos dias vem ocorrendo a greve dos caminhoneiros e um dos impactos da paralisação foram a falta de gasolina em postos de combustível, a procura por gasolina foi muito alta nos últimos dias e hackers aproveitaram para disseminar links com a suposta promessa de uma lista com postos de combustível que ainda tinham gasolina disponível.

Ao clicar no link o usuário é direcionado para uma página, nessa página é solicitado algumas informações como a cidade e estado, após preencher os dados e clicar em "Pesquisar" o usuário é direcionado para uma página onde possui a seguinte mensagem "17 postos receberão gasolina hoje na sua cidade, confira a lista completa abaixo!" e abaixo do texto possui outra frase dizendo que o usuário deve compartilhar o site com 3 amigos para liberar a lista. No entanto após compartilhar o conteúdo que supostamente seria liberado a lista, o usuário é direcionado para uma nova página cheia de propagandas, a algumas vezes é necessário fazer instalações de aplicativos para liberar o suposto download.

A estratégia usada não é algo novo, é uma estrategia que já vem sendo usada a muito tempo, e rapidamente se espalha pelas redes sociais pelo fato de ser necessário o compartilhamento da página para liberar a recompensa, entretanto sempre há pessoas caindo nessa armadilha, é bom sempre ficar a tento e sempre verificar se a informação é verdadeira ou falsa antes de sair compartilhando qualquer coisa na internet.

Fonte:
Greve dos caminhoneiros é utilizada para disseminar links maliciosos
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/suplementos/tecno/online/greve-dos-caminhoneiros-e-utilizada-para-disseminar-links-maliciosos-1.1946143


Postar um comentário

0 Comentários