Como funciona o Torrent e o que são trackers e DHT

Desde 2007 usando o computador e por mais incrível que pareça nunca cheguei a usar Torrent, acho que sou um dos poucos a não utilizar essa tecnologia, e logo nunca cheguei a entender como funciona, mas hoje resolvi explorar esse mundo e entender como funciona os famosos Torrents.

Basicamente o Torrent trabalha com compartilhamento P2P ou seja troca de arquivos entre os usuários da rede, quando você faz o download do arquivo o mesmo fica disponível no seu computador e é disponibilizado para que outros usuários baixem o arquivo. Quanto mais usuários possuírem o arquivo mais rápido será o download do mesmo.

Trackers

Para enviar um arquivo via Torrent existe uma opção chamada "Trackers" os trackers são servidores que armazenam as informações do arquivo torrent.



De acordo com Wikipédia "Um BitTorrent tracker (ou apenas "tracker") é um servidor que auxilia na comunicação entre dois computadores que utilizam o protocolo P2P BitTorrent. Para que se proceda a uma partilha de arquivos por BitTorrent é necessário que dois PCs se comuniquem com o servidor.". 

DHT 

Atualmente existe uma nova tecnologia chamada DHT que substitui os trackers, com o DHT não é necessário adicionar os links de servidores trackers para enviar arquivos via torrent.

Qual Bittorrent usar?

 A minha busca me levou ao software "qBittorrent" que gostei bastante por ser simples e eficiente, muito bom para que não esta acostumado com Torrent.


Durante a busca por softwares de bittorrent encontrei vários sites informando o uso de VPN.

Mas qual a diferença entre VPN e Proxy?     

Proxy serve para esconder o IP, e VPN serve tanto para esconder o IP e para criptografar todos os dados enviados e recebidos do computador assim tendo uma proteção maior em relação ao Proxy.

Pirataria

Por conta da facilidade de compartilhamento de arquivos muitos dos arquivos presentes em Torrents são músicas, filmes e programas de computador, baixar esses arquivos podem trazer consequência para o usuário por se tratar de pirataria.

Bittorrent não é um local muito seguro como podemos ver no site "iknowwhatyoudownload' que mostra o seu endereço de IP e todos os arquivos Torrents que você baixou. 


Bibliografia:
O que é torrent e como funciona?
https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/06/o-que-e-torrent-e-como-funciona.html

Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/BitTorrent_tracker

Afinal de contas, qual a diferença entre Proxy e VPN?
https://canaltech.com.br/seguranca/afinal-de-contas-qual-a-diferenca-entre-proxy-e-vpn-62225/

qBittorrent
https://www.qbittorrent.org/

Iknowwhatyoudownload
https://iknowwhatyoudownload.com/en/peer/

Postar um comentário

0 Comentários